Disco de Newton

    Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Em primeiro lugar, decompôs a luz solar. Por volta de 1666, mediante um prisma triangular de cristal atravessado por um feixe luminoso, obteve o que hoje chamamos de espectro, devido ao diferente índice de refração ou desvio de cada uma das cores que compõem a luz branca.

    A divisão de um raio de luz em seus componentes devido á sua diferente refração, denomina-se dispersão da luz.

    Falta então recompor a luz branca através da soma das cores. Isto se consegue por m aparelho que é chamado disco de Newton. Este disco que é pintado com as mesmas core que compõem o espectro de luz branca, adquire quando girado velozmente e recebendo uma iluminação intensa, uma cor uniformemente branca. À medida que aumenta a velocidade do disco, as cores vão-se somando, o matiz geral aparece acinzentado e, finalmente, só se observa um círculo uniforme esbranquiçado. 

 

 


Relatórios:  

 

    Marielle:O filósofo Isaac Newton que a luz que nós consideramos branca, na verdade formada pelas sete cores básicas. Para comprovar essa teoria, Newton utilizou primeiramente um prisma, numa sala escura ele deixou apenas um pequeno feixe de luz entrar e atravessar o prisma, ao passar pelo prisma a luz de decompôs nas sete cores do arco-iris. Outra forma que Newton encontrou de provar sua teoria foi o disco de Newton. Quando o disco é girado, o que acontece é que o nosso cérebro ao receber as informações, ele projeta imagens fixas. O por a cor branca é formada por todas as outras cores, o nosso cérebro depois de um tempo junta as imagens recebidas do jeito, com isso faz com que ele pareça totalmente branco.

    Sinara:  Newton descobriu as sete cores que "formam  / fazem parte " da luz branca ,ou seja , a cor branca é formada pela soma das cores visíveis . Para ficar mais claro , Isaac Newton  criou o disco de Newton , contendo as sete cores do arco - íris , esse disco quando girado em uma velocidade constante as cores se juntam e o disco recebe uma coloração branca ,dependendo da velocidade ,esta , vai ficando mais clara ou escura.O grupo então decidiu fazer uma experiência  na sala , com o auxílio de um ventilador de porte médio,conforme um certo tempo, com o  ventilador ligado o nosso cerébro projeta apenas a cor branca.

    Fernando : O experimento disco de Newton mostrou todas as cores do arco-íris que se somam formando a luz branca, quando é girada em alta velocidade nosso cérebro não consegue acompanhar, com isso ele junta as cores distintas e transforma-as na cor branca.Nossos colegas conseguiram  representar esse fenômeno com um ventilador e um papel com as 7 cores, após ligá-lo conseguivm ver o experimento perfeitamente.

    Guilherme Santiago: O disco de Newton, é que é formado pelas cores do arco íris, foi um experimento feito pelo filósofo Isaac Newton, para comprovar que a luz branca é feita das cores do arco íris, e esse disco quando é girado rapidamente, o nosso cérebro ao receber as informações , ele projeta a cor branca , que é formada de todas as outras cores.

    Marcelo André: Este experimento se trata, da teoria de Isaac Newton para provar que a luz branca é formada da união da união das cores básicas, com isso ao girar num disco,  o nosso cérebro recebe as informações e ele depois de um tempo junta as imagens recebidas de um jeito, que com isso ela pareça totalmente branca.

    Djulhan: A descoberta das sete cores contidas na luz branca foi feita por Isaac Newton que primeiramente utilizou um prisma em um ambiente escuro com pouca luz que incidiu sobre o prisma separando as sete cores. O disco de Newton nos mostra as sete cores já separadas.

   Jéssica: O trabalho dos meninos foi perfeito, pois eles conseguiram passar para a turma a mensagem com bastante clareza. Bom, como a Djulhan citou acima, a descoberta das sete cores contidas na luz branca foi feita pelo Isaac Newton, as quais são as de um arco-íres, o que Newton quis mostrar foi que comprovou-se através da tese de seu esperimento, que a cor branca, ela é a soma das cores visiveis, pela persistência das imagens que incidem, ou seja, a sucessão rápida de imagens ao se misturar ao olhar, projetando o branco continuamente. Os meninos representaram atraves de um ventilador, com as cores do arco-íres e ligaram, após um tempo, percebeu-se que a cor que permaneceu foi o branco.

    Bruna Eduarda: Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Em primeiro lugar, decompôs a luz solar. Por volta de 1666, mediante um prisma triangular de cristal atravessado por um feixe luminoso, obteve o que hoje chamamos de espectro, devido ao diferente índice de refração ou desvio de cada uma das cores que compõem a luz branca.
A divisão de um raio de luz em seus componentes devido á sua diferente refração, denomina-se dispersão da luz.

    Jean: o experimento feito, foi basicamente pra mostrar que a luz que consideramos branca, é na verdade formada por várias cores. Muito interessante, pois quando giramos o ventilador com as cores do arco-íris, depois de algum tempo, o nosso cérebro projeta apenas a cor branca.

    Elias: Bom o esperimento de Disco de Newton, é um disco composto pelas 7 cores do arco-íris. Ao ser girado, as cores se misturam devido à velocidade do movimento e o disco fica branco, provando que o branco é a soma de todas as cores.

 Adriela: Achei interessante a experiência, sendo simples e específica. É incrível como o nosso cérebro projeta em poucos segundos a soma das cores do arco irís fazendo com que vejamos a cor branca. O branco é a soma de todas as cores visíveis, e essa a soma de cores deve-se à persistência das imagens em nossa retina. É o mesmo efeito usado na projeção de filmes. Uma sucessão rápida de imagens se mistura em nossa retina e o que vemos é uma imagem contínua.

 

    Vanessa: Com o Disco de Newton podemos observar que todas as cores do arco-íris, quando somadas (giradas com velocidade) e iluminada intensamente, podemos ver uma cor uniforme branca, Assim fica provado que a luz branca se da  união das cores (arco-íris).

 

    Lohana: Newton comprovou neste esperimento que a luz branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Em primeiro lugar, decompôs a luz solar. Por volta de 1666, mediante um prisma triangular de cristal atravessado por um feixe luminoso, obteve o que hoje chamamos de espectro, devido ao diferente índice de refração ou desvio de cada uma das cores que compõem a luz branca.Então com a junçao de todas as cores no disco de Newton obtemos a cor Branca.

 

    Pedro Hablich: não acho necessário repetir o que todo colega falou, mas sim deixar minha opinião a respeito desse trabalho. Muito interessante e criativo. Faz-se entender melhor o que é a tal luz monocromática, que para muitos antes do trabalho (acho que me incluo nestes), não sabiam o sentido dessa expressão. Acho que o grupo conseguiu mostrar com simplicidade e competência esse experimento de um dos maiores físicos do mundo, Isaac Newton. O que mais me chamou a atenção foi a transformação daquelas sete cores em uma só.
   
    Ana Carolina: O objetivo do experimento que era mostar que a luz branca monocromática era composta por sete cores provenientes da decomposição da luz solar, foi feita e bem compreendida por todos os demais colegas. Achei em minha opinião interessante e creio que poucos tinham conhecimento do experimento feito por Isaac Newton, que apesar de simples, faz com que se relacione o conteúdo com clareza.

 

    Maiara: O disco de Newton foi representado pelo grupo, assim já proposto pelos demais, onde sete cores difundem-se com a velocidade de um ventilador. Com análise deste trabalho, entende-se que a cor branca monocromática, na realidade, é uma alusão, sendo formada pelas sete cores propostas no tal aparelho. Achei o trabalho interessantíssimo e de boa compreensão. Com recursos simples atingiram o resultado proposto, demonstrar a alusão da cor branca. Estão todos de parabéns!

    Marcos Chamun: Newton descobriu que as cores do arco-íris misturadas formam a luz branca.

O Douglas e o Kayo mostraram com um disco que eles fizeram, quando o disco entra em movimento vemos que todas as cores formam o branco.

 

    Guilherme Menezes: Newton descobriu que a cor branca, é na verdade um composto de várias luzes. Newton utilizou um prisma triangular de cristal atravessado por um feixe luminoso e obteve o que hoje conhecemos como espectro.

A apresentação do grupo foi muito bem elaborada. Eles utilizaram um ventilador comum, só que com um disco com 7 cores no lugar das hélices. Ao ligar o ventilador, o disco começou a girar, e isso formou a cor branca.

 

    Richard: Nunca imaginei que juntando as sete cores, a que predominaria seria o branco. O grupo representou muito bem com um disco de 7 cores e um ventilador, Newton descobriu que o branco  era na verdade a junção das 7 cores básicas.Newton percebeu isto  quando viu um feixe de luz atravessar um prisma triangular e formas as 7 cores.

 

    João Paulo: Com a apresentação do grupo percebemos que a cor branca é a soma das sete cores do arco-íris. Quando o disco de Newton esta em movimento rápido não temos a capacidade de diferenciar as cores pois elas em movimento predomina a cor branca.

 

    Morgana: Foi a melhor forma para nós vermos que todas as cores juntas foram a cor branca. É bom sabermos disso pois nunca iriamos imaginar que isso ocorre.

 

    Bruna Jurado: O disco de Newton é um disco composto pelas 7 cores do arco-íris. Ao ser girado, as cores se misturam devido à velocidade do movimento e o disco fica branco, provando que o branco é a soma de todas as cores.