Eclipse Solar

 

    Os ECLIPSES SOLARES ocorrem durante o dia na fase da Lua Nova ( por isso é mais fácil de assistirmos). É um fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta. A Lua projeta sobre a terra uma região de sombra e uma de penumbra.      

 

    A região de sombra corresponde a um Eclipse Total do Sol esse tipo de eclipse acontecerá quando o tamanho aparente da Lua for maior que o Sol. Nesse caso o cone de sombra lunar produzirá sobre a superfície da Terra uma sombra escura. O observador que se encontrar na região de alinhamento do Sol com a Lua, verá durante alguns minutos a Lua encobrir pôr completo o Sol. Para o observador nas regiões laterais ele verá sempre o eclipse como parcial, ou seja o disco lunar encobre parcialmente o Sol. 

    E a região de penumbra a um Eclipse Parcial do Sol, quando o alinhamento Sol - Lua não interceptar a superfície terrestre, um observador verá somente a fase parcial do eclipse. Somente uma parte do disco solar será obstruída pela Lua. Nesse caso somente a região de penumbra intercepta a superfície da Terra.

                                                                                               

                                                   

   A Eclipse Solar Anular ocorre quando a Lua está mais distante da Terra e seu tamanho aparente é menor que o tamanho aparente do Sol, ou seja, a Lua não cobre totalmente o disco  Solar, mas permite que suas bordas sejam vistas da Terra. Quando estivermos no auge do eclipse, nós veremos um anel luminoso em volta da Lua, que nada mais é do que o próprio Sol. Igualmente os observadores nas regiões laterais verão a fase parcial desse eclipse.

                                                            

 

                  Curiosidade:

    A freqüência de ocorrência dos eclipses depende da posição entre os planos orbitais lunar e terrestre, da posição da Lua ao longo de sua órbita e da sua distância para com a Terra. A seqüência dos eclipses se repete na mesma ordem a cada 18 anos, 11 dias e 8 horas. Esse intervalo de tempo é denominado "Período de Saros", o qual contém 70 eclipses dos quais 41 são solares e 29 são lunares. Nesse período ocorrem no mínimo dois eclipses solares em um ano e no máximo cinco eclipses solares ou três eclipses lunares e quatro eclipses solares.

 

 

 

Relatórios: 

 

    Marielle: O eclipse solar acontece apenas durante o dia, isso acontece durante a fase de lua nova. A luz oculta a luz do sol em uma pequena região da terra. Um eclipse solar só acontece quando a lua esta exatamente entre o sol e a terra, no entanto a lua não esta se movendo na órbita de nosso planeta exatamente entre o sol e a terra o que torna esse fenômeno mais difícil de ser visto do que um eclipse lunar. Por a lua ser muito menos do que a terra a sua não não consegue envolver todo o planeta, por isso só as pessoas que estão nessa pequeno espaço da terra totalmente escurecido chamado de umbra(sombra) e as que estão na região de penumbra são capazes de ver esse fenômeno. Um eclipse alunar ocorre quando a lua esta mais afastada da terra(apogeu), assim ela não consegue cobrir totalmente o sol, assim ainda podemos ver suas bordas que nada mais é do que o próprio sol.

 

    Fernando : Um dos fenômenos mais fascinantes que eu já presenciei, consiste no alinhamento do Sol com a Lua e a Terra, a sombra da lua é projetada na superfície da Terra que faz com que a luz solar seja bloqueada, os colegas mostraram como funciona este eclipse de forma simples e objetiva, mostrando desde o começa até o fim do fenômeno. 

 

    Elias: Bom neste trabalho sobre eclipse solar, ele é um fenômeno que acontece quando a lua entra na frente do sol, fazendo com que a luz suma por alguns instantes. Apesar de a lua estar cobrindo o sol não é possível, ser observado a olho nu, o necessário é que seja observado com equipamentos próprios. Ocorre somente quando a lua está posicionada para a terra e o sol, ou seja, durante a fase da Lua Nova. O eclipse solar é classificado em quatro fases, são elas: O eclipse solar total; O eclipse solar parcial; O eclipse anular  e O eclipse híbrido.

    Kayo: através da maquete mostrada pelo grupo, podemos perceber corretamente como ocorre o eclipse, e uma parte interesante que poucos sabiam é que não se deve olhar para ele com os olhos sem proteção de um óculos ou algo do tipo, pois podem ocorrer várias lesões na retina do olho e comprometer a visão seriamente.

 

    Jéssica: Foi simplismente sensacional este esperimento, os colegas fizeram perfeitamente. Bom, o eclipse solar, é um fenomeno lindo, mas apesar de a lua estar cobrindo o sol, não é possivel, o necessário é que seja observando com equipamentos próprios, pois ao ocorrer um eclipse, independente de ser solar ou lunar,não se deve olhar para ele com os olhos sem proteção de um óculos ou algo do tipo, pois podem ocorrer várias lesões na retina do olho e comprometer a visão seriamente. Ocorre somente quando a lua está posicionada para a terra e o sol, ou seja, durante a fase da Lua Nova. A duração dele varia muito de lugar para lugar, em um lugar central por exemplo, nunca passa de 8 minutos, mas em algumas regiões ele pode passar de 3 horas.

 

    Cibele : O eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, provocando assim uma sombra sobre a terra. Se o disco inteiro do Sol está atrás da Lua, o eclipse é total. Caso contrário, é parcial. Se a Lua está próxima de seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita), o diâmetro da Lua é menor que o do Sol, e ocorre um eclipse anular. Eclipses solares ocorrem durante o dia.

 

    Guilherme Santiago: o eclipse solar acontece quando a lua fica no meio da terra e do sol, assim fazendo uma sombra sobre a terra. esse fenômeno só ocorre na fase de lua nova, e em determinados pontos e em cada vez num lugar diferente.

 

    Marcelo André: este fenômeno acontece, devido ao alinhamento da Lua Terra e o Sol, nesta mesma ordem, isso acontece em pontos variados no planeta, e somente na fase de lua nova

.
 

    Jean: O eclipse solar foi bem representado pelos colegas, o fenômeno ocorre quando há um alinhamento entre a lua, a terra, e o sol. Acontece na lua nova em pontos varidos do planeta. A sombra da lua cobre uma parte da terra e faz com que a luz do sol seja bloqueada

    Lohana: Os colegas mostraram em uma forma bem criativa e bem direcionada o eclipse sol

ar.
    Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre.Esse raro fenómeno ocorre em face de Lua nova, onde ocorre alinhamento
.

 

    Pedro Hablich: Muito criativa a idéia das colegas ao fazerem esse trabalho. Conseguiram mostrar para todos como o eclipse solar funciona. Como isso é um evento muito raro de se ver, pudemos ter essa experiência na demonstração feita. Acho o eclipse solar muito interessante, mas é intrigante pensar que a lua pode tapar a luz solar de um astro como o sol, milhares (senão milhões) de vezes maior que ela. Nesse trabalho pude ver e entender esse fenômeno.

 

   Ana Carolina: Através da explicação feita pelos colegas e a demonstração do fenômeno do eclipse solar, pudemos ver e entender como funcionam os eclipses, já que acontecem raramente. Os colegam mostraram como funcionam os eclipses de forma clara e objetiva. Achei um dos melhores trabalhos apresentados em aula.

 

 

    Maiara: O sol, a terra e a lua, em ordem, precisam estar alinhados.  Estes astros precisam estar posicionados em acordo, um com outro, para que ocorra a visão do eclipse na terra. Isso mostra o quanto o sol se intensifica sobre nosso planeta. Nesses casos, não recomenda-se que seres humanos observem tal fenômeno a olho nú, sob risco de queima da retina ocular com o olhar reto e direto sobre o sol.

  

    Douglas: Entendo que é um fenômeno em que a lua entra na frente do Sol, fazendo com que a luz suma por alguns distantes.

 Apesar da Lua estar cobrindo o Sol, não é possível ser observado a olho nu, o necessário é que seja observado com equipamentos próprios.

O eclipse é divido em quatro categorias, sendo elas: eclipse solar total, parcial, anular e também o eclipse solar híbrido.

 

 

    Marcos Chamun: O eclipse lunar ocorre quando a lua fica alinhada entre o sol e a terra, impedindo a passagem da luz do sol e formando uma sombra em algum ponto da terra.

A maquete das colegas ficou perfeita e deu pra entender o eclipse e as fases da lua que ficaram muito bem representados. 


    Guilherme: O eclipse solar acontece quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, bloqueando assim a luz proveniente do sol. A lua projeta então uma área de sombra e uma de penumbra.

A região da sombra, corresponde ao Eclipse Total do Sol, isso ocorrerá quando o tamanho da lua parecer maior que o sol, já a penumbra, corresponde ao Eclipse Parcial do Sol, que ocorre quando o alinhamento do Sol e da Lua não interceptam a superfície da Terra.

Sobre o grupo, eles conseguiram apresentar muito bem, de forma clara e explicativa.

 

    Richard: O eclipse solar ocorre na fase da lua nova durante o dia. Gostei da maquete do grupo, pois com ela acho que todos conseguiram entender bem melhor o que ocorre durante o eclipse solar. Basicamente a lua fica entre a terra e o sol, isso faz com que uma parte da terra fique escura e “o dia vire noite”.

 
 

    João PauloPercebemos pela a apresentação do trabalho, que o eclipse solar dificilmente acontece mas quando ocorre nos deixa fascinado, difícil de entender que o sol é coberto pela lua tão facilmente  mesmo sendo milhões de vezes maior.

 

    Morgana: Com a explicação e a maquete feita pedemos perceber direito quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, podemos compreender como isso acontece em nosso mundo.


    Bruna Jurado: Entendi que é um fenômeno que acontece quando a lua entra na frente do sol, fazendo com que a luz suma por alguns instantes.Apesar de a lua estar cobrindo o sol não é possível, ser observado a olho nu, o necessário é que seja observado com equipamentos próprios. Ocorre somente quando a lua está posicionada para a terra e o sol, ou seja, durante a fase da Lua Nova.